Começa o 5º Academia ANAJURE, abrindo uma nova semana de treinamento em direito e cosmovisão cristã

[Turma 5 do ACADEMIA ANAJURE / 2021]

Com grande alegria, neste domingo (12), a ANAJURE iniciou os trabalhos da quinta turma do seu programa de treinamento em direito e cosmovisão cristã, o Academia ANAJURE (detalhes sobre o programa AQUI), com um culto solene. Esta edição ocorre em Sairé, Pernambuco, no Instituto Adventista Pernambucano de Ensino (IAPE).

INÍCIO DAS AULAS

Na segunda-feira (13), a programação teve um momento devocional sobre as inquietudes do coração, seguido das primeiras aulas, de manhã e à tarde, ministradas pelos professores Dr. Ney Maranhão, Dr. Eduardo Sabo e Pr. Victor Ximenes, além de um painel sobre a história e principais desafios da ANAJURE, no qual falaram a Dra. Edna V. Zilli (Presidente), Dr. Uziel Santana (membro fundador), Dr. Luigi Braga (diretor de compliance), Dr. Acyr Gerone (diretor jurídico) e o Dr. Felipe Carvalho (diretor acadêmico).

ENTENDENDO O TERCEIRO SETOR

No começo do dia, em sua aula,  o Dr. Eduardo Sabo Paes trouxe uma introdução ao regime jurídico do Terceiro Setor, na qual explicou, inicialmente, a diferença entre os setores: primeiro (Estado democrático), segundo (mercado organizado) e terceiro (sociedade civil organizada), abordando novos paradigmas para atuação do Estado, com formação de redes de parceria e gestão participativa. Sabo mostrou também uma série de leis que afetam o Terceiro Setor.

Sabo é Procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, com ampla experiência na Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social, Mestre em Direito Comparado e Doutor em Direito Constitucional, ambos pela Universidade Complutense de Madri, e terminou recentemente seu Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos.

SOBRE VIDA CRISTÃ E TRABALHO

Na parte da tarde, Dr. Ney Maranhão discorreu sobre o trabalho na Cosmovisão Cristã, expondo desde contextos ruins de trabalho, com explorações, cansaço, hiperconexão e vulnerabilidades contemporâneas, até aplicações da ética cristã dando uma visão mais justa e saudável ao campo trabalhista, que entende o trabalho como bênção divina.

O professor compartilhou também um pouco da história de sua carreira até se tornar Juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Macapá/AP e Professor adjunto de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Pará (Graduação, Mestrado e Doutorado).

 

QUAIS AS SUAS LENTES PARA LER O MUNDO?

A última aula do dia foi acerca da cosmovisão cristã aplicada às ciências jurídicas, com o Pr. Victor Ximenes, que é professor do Seminário Presbiteriano do Norte (SPN), mestre em aconselhamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ), graduado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) tendo também formação em em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Ximenes destacou que cosmovisão é um termo relacionado a como se enxerga o mundo, e ela passa por camadas de pressuposições, vivências e percepções. Ele ponderou que é a cosmovisão que dirige nossas ações e decisões diárias, porque nos movemos por aquilo que cremos.

O professor reforçou que, no caso da cosmovisão cristã, as ideias da Reforma Protestante e o conjunto de doutrinas a partir dela sistematizados refletem no geral o retorno àquele sistema de doutrinas que Deus revelou nas Escrituras, e que a maioria das pessoas desconhece a importância do Cristianismo, particularmente da Reforma Protestante, para o desenvolvimento do mundo moderno, e o surgimento das ciências, especialmente, no campo jurídico.

AGENDA

A programação segue ate a noite da sexta-feira (17).