EGITO – Durante ataque, idosa cristã é despida e espancada. Sete famílias coptas também perderam suas casas

EGITO


Sete famílias coptas perderam suas casas e uma mulher idosa foi despida e espancada durante um surto de violência sectária no Alto Egito em 20 de maio, de acordo com fontes da locais. 
A violência eclodiu na vila de Al-Karm, na província de El-Minya, após rumores de uma suposta relação entre um homem cristão local e uma mulher muçulmana. O homem fugiu da aldeia depois de enfrentar assédio significativo e sua família apresentar uma queixa na Delegacia Abu Kourkas em 19 de maio, depois de receber ameaças indicando que eles seriam atacados no dia seguinte.

Por volta das 8 horas da manhã, dia 20 de maio, cerca de 300 homens armados começaram a atacar os cristãos na aldeia, saqueando e colocando fogo em sete casas, causando um prejuízo estimado em LE350,000 (cerca de $ 39.400) no valor dos danos, de acordo com um comunicado divulgado no último dia 25 pelo Bispo Makarios, Bispo Geral da Diocese de Minya. 

Durante o ataque, a mãe idosa do homem foi despida e arrastada para a rua, onde foi espancada enquanto sua casa era arrasada. Alguns relatórios indicam que o espancamento só parou quando ela conseguiu rolar debaixo de um veículo nas proximidades, e outra mulher deu-lhe uma roupa com que se cobrir. A polícia teria chegado a cena por volta das 22 horas, prendendo seis homens. Em sua declaração, o Bispo explicou que a senhora só foi capaz de relatar seu próprio calvário à polícia cinco dias depois, por inicialmente achar muito difícil “engolir a humilhação”. 

Como surgiram notícias do ataque, o Papa Tawadros II, chefe da Igreja Ortodoxa Copta, emitiu uma declaração pedindo moderação e coexistência, acrescentando que ele está a acompanhando o caso com os agentes de segurança e funcionários estaduais que tinham dado garantias de levar os responsáveis à justiça. O Presidente Abdel-Fattah el-Sisi emitiu um comunicado ordenando funcionários a manter os criminosos à conta, para preservar a ordem pública e para proteger os cidadãos e seus bens. Ele também instruiu o governador da província de Minya para coordenar junto às forças armadas a reconstrução da propriedade danificada dentro de um mês, a expensas do Estado. A Al-Azhar, instituição religiosa mais importante do Islã sunita, também denunciou os ataques e anunciou que os membros de Beit al-A’ila (Casa da Família egípcia), uma iniciativa inter-religiosa para promover a tolerância e militar contra o sectarismo, iria visitar a área. 

Ao comentar a afirmação bispo do Makarios e incidentes recentes, o Bispo Angaelos, bispo geral da Igreja Ortodoxa Copta no Reino Unido, disse: “É realmente vergonhoso que tais crimes possam ser perpetrados contra comunidades inocentes, de qualquer fé ou etnia e, especialmente, como resultado de rumores caluniosos e não fundamentados; e que uma mãe idosa possa ser tão publicamente e indecentemente humilhada. O que também inaceitável é o desinteresse absoluto (na melhor das hipóteses) e, ou, cumplicidade e negligência criminosa (na pior das hipóteses) com o qual os serviços de segurança locais se comportaram, além da negação do Governador de Minya de que esses crimes ocorreram. O Egito está em um estágio formativo da sua história contemporânea que requer um sistema robusto de lei e ordem que sustente uma cultura de igualdade de cidadania e responsabilidade. As providências tomadas a nível nacional são severamente prejudicadas e minadas por essas falhas recorrentes no nível local”.

Mervyn Thomas, diretor executivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW), disse: “Estamos profundamente preocupados com a notícia da violência no Alto Egito e particularmente chocado com o ataque a uma mulher idosa vulnerável. Nossos corações estão com ela e nós oraremos pela sua rápida recuperação a partir desta experiência profundamente traumática. Homens lançarem um ataque tão brutal e reprovável contra um idoso indefeso é covarde, indesculpável, e desonra muito mais o caráter dos autores do que da vítima. Enquanto que as respostas do Presidente Sisi e Al-Azhar sejam profundamente gratificantes e encorajadores, é vital que as autoridades locais, a serem responsabilizadas a partir de agora, forneçam proteção adequada e oportuna às comunidades vulneráveis, a fim de garantir um fim definitivo à a impunidade de que gozam os autores de violência sectária”.

______________________________
Fonte: CSW
Tradução: Igor Sabino l ANAJURE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here