Panorama sobre a convivência religiosa no Brasil foi tema de apresentação da ANAJURE em simpósio no RJ

[Participantes do I Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa / BYU]

O I Simpósio Brasileiro de Liberdade Religiosa segue sua programação até amanhã (25), recebendo no Rio de Janeiro cerca de 100 líderes religiosos e pesquisadores de nove países. A agenda foi organizada pelo Centro Internacional de Estudos em Direito e Religião vinculado à Faculdade de Direito J. Reuben Clark, da BYU (Universidade de Brigham Young), em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião. Na tarde de hoje (24), um dos paineis teve participação da presidente da ANAJURE, Dra. Edna V. Zilli.

A apresentação da ANAJURE mostrou um panorama sobre a convivência religiosa no Brasil, inclusive reportando denúncias com base em dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Nesse sentido, Zilli destacou que, só no primeiro trimestre de 2022, já houve 111 registros no órgão.

O trabalho do Observatório ANAJURE das liberdades civis fundamentais também foi objeto de discussão, focando em questões mais voltadas ao contexto pandêmico. Além disso, Zilli também comentou casos concretos de violações à liberdade religiosa no Brasil, que vão desde igrejas invadidas, depredação de terreiros, mesquitas atacadas até distribuição de panfletos antissemitas.

A ANAJURE também falou acerca das contribuições que comunidades religiosas podem ter para uma convivência pacífica, através da promoção de diálogo e da adoção de medidas que previnam conflitos. Por fim, a entidade reforçou possíveis vias de atuação para o Poder Público executar com relação ao tema, como a promoção do diálogo inter-religioso, transparência e criação de uma rede de denúncias.

Lembramos que tanto os resumos expandidos quanto os vídeos das discussões serão disponibilizados em breve no site dos organizadores do simpósio.