ANAJURE reforça convocação para atuação de organizações religiosas no combate ao COVID-19 e informa sobre chamada do MMFDH neste mesmo sentido

Por entender a gravidade do que o mundo tem presenciado com relação à pandemia do coronavírus e o importante papel que os cristãos podem ter nesse momento, em 24 de março, a ANAJURE emitiu nota pública convocando igrejas ao engajamento solidário com os mais vulneráveis[1]. E desde o início da pandemia do COVID-19, a entidade tem atuado em diversas frentes, com lives, reuniões online e notas contendo orientações jurídicas e contábeis voltadas para igrejas, agências missionárias e entidades educacionais confessionais, no intuito de que o Brasil possa atravessar essa fase da melhor forma possível, no que tange às liberdades civis fundamentais.

Sobre o engajamento que os líderes religiosos podem ter de forma integrada também ao Poder Público, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) busca apoio de organizações civis e religiosas no acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua durante pandemia do coronavírus[2] e a ANAJURE reforça tal necessidade, destacando que é extremamente importante contar com a ajuda de todos que possam cooperar.

O pedido do MMFDH é especificamente para conseguir atender a demanda de ajudar as pessoas que estão sem moradia e vivem nas ruas. De acordo com o CadÚnico, cerca de 140 mil brasileiros se encontram nessa situação. O MMFDH, através do Protocolo de Atendimento à População em Situação de Rua no contexto da Pandemia COVID-19, publicado na última semana, em parceria com o Ministério da Cidadania, estabelece também ações práticas para garantir que os moradores de rua tenham condições básicas de alimentação, higiene e segurança, além de privacidade e isolamento nos casos suspeitos e confirmados de contaminação.

Segundo o Protocolo, o principal passo a ser dado pela organização que deseja contribuir com o atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua é entrar em contato com o órgão de assistência social do seu município para analisar as necessidades locais.

As ações vão desde a doação de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal e limpeza até a cessão do espaço da organização interessada para o recebimento do público. Os detalhes do protocolo estão neste link.

Brasília-DF, 16 de abril de 2020

 

Assessoria de Imprensa da ANAJURE

____________

[1] ANAJURE. ANAJURE convoca igrejas e líderes religiosos ao engajamento solidário com os mais vulneráveis. Disponível em: https://anajure.org.br/anajure-convoca-igrejas-e-lideres-religiosos-ao-engajamento-solidario-com-os-mais-vulneraveis/. Acesso em 16 Abr, 2020.

[2] MMFDH. Ministério busca apoio de organizações civis e religiosas no acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua durante pandemia. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/abril/ministerio-busca-apoio-de-organizacoes-civis-e-religiosas-no-acolhimento-emergencial-de-pessoas-em-situacao-de-rua-durante-pandemia. Acesso em 16 Abri, 2020.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here