NOTA DE IMPRENSA: Esclarecimentos sobre participação da ANAJURE na ONU

In English:
PRESS RELEASE – EXPLANATION ABOUT ANAJURE’S PARTICIPATION IN THE UN

A ANAJURE está em Nova Iorque nesta semana, participando da Sessão Anual do Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Organizações Não Governamentais (ONGs), onde ingressou ativamente nos trabalhos, que se iniciaram ontem, para deliberação acerca do seu status consultivo junto a ONU.

A ANAJURE submeteu o requerimento para tal solicitação em 2017, sendo pré-aprovado pelo Secretariado do Comitê, e apresentado para aprovação final dos países membros do Comitê na presente Sessão Regular 2020. Posto em debates e votação, nenhum dos países presentes (são 19 membros no Comitê de NGOS’s) fez objeções à aprovação do nome da ANAJURE. Apenas a China, exercendo um direito regimental ordinário, fez um prévio questionamento específico sobre a atuação internacional da ANAJURE que deve ser respondido antes da aprovação. Nossa assessoria dos trabalhos na ONU está preparando a resposta a ser apresentada ainda nesta sessão pelo nosso presidente, Dr. Uziel Santana, que participa in loco dos trabalhos.

Destarte, a ANAJURE segue conversando, especialmente, com os chineses, com quem sempre nos propusemos respeitosamente dialogar.

Diante disto, ao contrário do que fora noticiado por parte da imprensa, não há veto por parte de qualquer país, nem encerramento das deliberações sobre as novas NGO’s, como ANAJURE, que aplicaram para fazer parte do sistema ONU. Os trabalhos, com nossa efetiva participação, seguem firmes até o dia 29, inclusive, com o importante apoio da Missão Diplomática do Brasil perante a ONU em New York.

Brasília-DF, 21 de janeiro de 2020

Assessoria de Imprensa da ANAJURE

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here