Nota Pública sobre ataque em Igreja Católica na Nigéria

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE) vem, através do presente expediente, expor à Comunidade Internacional, ao Governo brasileiro e à população civil nigeriana as mais profundas condolências e repúdio diante do recente ataque ocorrido na Nigéria, vitimando 50 cristãos presentes em uma missa.

O fato ocorreu no último domingo (05), quando um grupo de homens armados invadiu a missa matinal da Igreja Católica de São Francisco, região de Ondo, no sudoeste da Nigéria. Como resultado, além dos mortos, outras pessoas também ficaram feridas, segundo informações da polícia.[1]

Autoridades do país, como o presidente Muhammadu Buhari e o governador de Ondo, Arakunrin Oluwarotimi Akeredolu, repudiaram o ataque e se comprometem a envidar esforços para punir os responsáveis.[2] O caso chamou bastante atenção porque a região onde ele ocorreu não costumava registrar ataques como esse, mais comuns no noroeste do país.[3]

Pelo exposto, a ANAJURE:

  1. Expressa o seu repúdio a esse episódio de grave violação aos direitos humanos e às liberdades civis individuais, sobretudo à liberdade religiosa;
  2. Manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do ataque;
  3. Informa o envio de ofício à Embaixada da Nigéria, reforçando a necessidade de que o caso seja investigado e os responsáveis sejam punidos.

Brasília-DF, 06 de junho de 2022.

Dra. Edna V. Zilli
Presidente da ANAJURE

_______________

[1] Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/missa-e-invadida-por-homens-armados-e-50-fieis-sao-mortos-em-atentado-na-nigeria/. Acesso em: 06 jun. 2022.

[2] Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/06/05/homens-armados-matam-grande-numero-de-fieis-em-igreja-na-nigeria.ghtml. Acesso em: 06 jun. 2022.

[3] Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/missa-e-invadida-por-homens-armados-e-50-fieis-sao-mortos-em-atentado-na-nigeria/. Acesso em: 06 jun. 2022.