Quarta turma do Academia ANAJURE se reúne em três noites de webinários introdutórios para a fase presencial em dezembro

Ao longo desta semana, os 50 participantes do ACADEMIA ANAJURE 2020 tiveram a oportunidade de participar de três webinários introdutórios à semana presencial do curso, que se realizará entre os dias 13 e 18 de dezembro de 2020, na Universidade Adventista de São Paulo (UNASP), Campus Engenheiro Coelho.

A diretoria geral da ANAJURE (conheça aqui) liderou o primeiro encontro, mostrando aos alunos um panorama dos trabalhos desenvolvidos pela organização desde sua fundação institucional em 2012, com destaque para a atuação no Supremo Tribunal Federal, ações de Advocacy nos sistemas da ONU e OEA, e o programa de refugiados e ajuda humanitária.

Na segunda noite, o Reverendo Augustus Nicodemus tratou do tema “A importância da Cosmovisão Reformada para a Educação”, e destacou as contribuições de Martinho Lutero, João Calvino, Abraham Kuyper, dentre outros líderes, ao desenvolvimento da educação e do conhecimento científico, que resultou inclusive na fundação de universidades que até hoje são referências no ensino e pesquisa ao redor do mundo. Nicodemus é presidente do Conselho Consultivo da ANAJURE, Doutor em Hermenêutica e Estudos Bíblicos em Novo Testamento pelo Westminster Theological Seminary (EUA), e ministro presbiteriano desde dezembro de 1982.

Ainda na segunda noite, o Prof. Adauto Lourenço [Bacharel em Física pela Bob Jones University (EUA) e Mestre em Física pela Clemson University (EUA)] explorou de que modo a cosmovisão cristão se relaciona com o conhecimento científico, tratando da relação entre a verdade bíblica revelada e os experimentos científicos, e explicou as diferenças entre as três vertentes do criacionismo: científico, religioso e bíblico.

A terceira e última noite teve como objeto de estudo alguns aspectos introdutórios ao regime jurídico das igrejas e do terceiro setor, momento em que os estudantes ouviram a experiência de diretores da ANAJURE que atuam nesses campos:

 

Dr. Acyr de Gerone (Foto ao lado – diretor jurídico da ANAJURE) e o Dr. Enio Araújo (diretor financeiro da ANAJURE) trataram de aspectos cíveis das organizações religiosas, em especial a natureza jurídica e o tratamento conferido pelo Código Civil Brasileiro. Em seguida, o Dr. Luigi Braga (Foto abaixo – diretor de compliance da ANAJURE) e a Dra. Ana Carrenho (membro da ANAJURE) discorreram sobre temas ligados às organizações do terceiro setor, com destaque à importância destas ao desenvolvimento do país, em especial nos domínios de saúde e educação, e levaram os participantes a refletir sobre alguns aspectos cíveis e tributários que envolvem essa área ainda pouco explorada pelos pesquisadores.

 

 

O Academia ANAJURE está em sua quarta edição e é um programa de treinamento para estudantes de graduação e recém-formados em Direito, com vistas à formação numa Cosmovisão Cristã aplicada às Ciências Jurídicas, baseando-se nas mais importantes teorias existentes no establishment acadêmico, as quais comprovam que o Cristianismo foi decisivo para a formação do Estado Democrático de Direito e sistemas jurídicos nacionais do mundo contemporâneo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here