ANAJURE encerra participação em Sessão Anual do Comitê da ONU sobre ONGs

0

In English: ANAJURE concludes participation in Annual Session of the UN Committee on NGOs

Desde o dia 20, o presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, encontra-se em Nova Iorque participando da Sessão Anual do Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Organizações Não Governamentais (ONGs), nos trâmites esperados para deliberação acerca do status consultivo da ANAJURE junto a ONU, solicitado desde 2017.

Na sessão realizada ontem (28), a ANAJURE recebeu novos questionamentos referentes à sua atuação internacional, vindos outra vez dos representantes diplomáticos da República de Cuba e, agora, de mais dois países com quem os cubanos tem relações próximas no âmbito do Comité, mobilizando esforços diplomáticos afins, a Federação da Rússia e República de Nicarágua.

A ANAJURE já está preparando as respostas solicitadas, que serão incluídas no sistema da ONU, dentro do prazo regimental. Após a resposta da ANAJURE, o Comitê voltará a apreciar a postulação na sessão de maio de 2020, onde nossa instituição novamente estará presente.

Apesar da forte oposição recebida contra a recomendação do nosso status consultivo, ressaltamos que, em na atuação nos organismos internacionais, a ANAJURE respeita os protocolos e procedimentos necessários, dando atenção aos países que compõem cada órgão, como é o caso do Comitê. Por isso, não nos furtaremos de dar as devidas explicações para os questionamentos feitos – ainda que sejam de natureza meramente protelatória – pelos estados membros.

Por fim, a ANAJURE segue firme no seu trabalho nacional e internacional – tanto no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA), quando da ONU –, lutando pelas liberdades civis fundamentais, promovendo ajuda humanitária, e lutando contra toda forma de opressão e violações à dignidade da pessoa humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui