ANAJURE inicia trabalhos da quarta turma do ACADEMIA ANAJURE no UNASP, em São Paulo

Na noite de ontem (13), em parceria com o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), foi aberta a semana de estudos do ACADEMIA ANAJURE 2020: programa da ANAJURE que treina estudantes anualmente em temas ligados à Cosmovisão Cristã aplicada ao direito. Este ano, o Academia ANAJURE tem 45 alunos, totalizando 195 profissionais que passaram pelo curso em suas quatro edições.

O curso foi iniciado com um culto de abertura, que teve ministração do Pr. Hélio Carnassale (foto ao lado), Diretor de Liberdade Religiosa da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de SP. A mensagem foi baseada no texto bíblico de 1 Reis 19:19-21, sobre o chamado do profeta Eliseu.

Até a próxima sexta-feira (18), as programações diárias sempre iniciarão com um momento devocional. Hoje (14), a exposição bíblica foi do presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana (foto abaixo), sobre a carta de Paulo aos Filipenses e a importância do entendimento sobre vocação individual,  exercício do serviço e submissão ao senhorio de Cristo.

 

Em seguida, o primeiro painel foi um Think Tank da ANAJURE sobre um Overview da organização, engagement público e desafios contemporâneos, contando com parte da nossa diretoria geral: Dr. Uziel Santana (Presidente), Dra. Edna Zilli (Vice-Presidente), Dr. Acyr Gerone (Diretor Jurídico), Dra. Sindy Santiago (Membro do Conselho Diretivo) e mediação do Dr. Felipe Augusto (Diretor Executivo). A diretoria abordou casos em que a ANJAURE atuou no Supremo Tribunal Federal enquanto amicus curiae e as ações do Observatório das Liberdades Civis Fundamentais, além trazer um panorama geral sobre a estrutura da associação. Por fim, eles também apresentaram a Pós-Graduação em Direito, Estado e Liberdade Religiosa, a ocorrer no ano de 2021 numa parceria com o UNASP, o Regent’s Park College da Universidade de Oxford e o Instituto Internacional de Pesquisas e Estudos Jurídicos em Liberdades Civis Fundamentais (FCL Law) (leia mais aqui).

Fechando as discussões da manhã, os estudantes ouviram também o Prof. Dilson Neto (foto ao lado), discorrendo sobre “Filosofia e Teoria do Direito: uma abordagem a partir da cosmovisão cristã”. Ele é Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia e professor do UNASP. À tarde, o Prof. Solano Portela (foto abaixo) discutiu “Cosmovisão Cristã aplicada às Ciências Jurídicas”. Solano é Presbítero e membro da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, São Paulo, graduado em Ciências Exatas, e tem mestrado em Teologia Sistemática pelo Biblical Theological Seminary.

Finalizando, tivemos nosso diretor de compliance, Dr. Luigi Braga (foto abaixo), numa aula “introduzindo o regime jurídico do Terceiro Setor”. O Dr. Luigi é Advogado, Diretor Jurídico da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, especialista em “Tutela dos Interesses Difusos” pela Universidade da Amazônia e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Em sua fala, ele destacou os fundamentos constitucionais e legais do Terceiro Setor, com destaque para as recentes alterações legislativas, apontando a necessidade que existe dos advogados se especializarem nas demandas que envolvem as associações, fundações e organizações religiosas.

Amanhã seguimos nossa programação no UNASP, conforme pode ser baixado em pdf AQUI.