ANAJURE participa do lançamento da Mesa Redonda do Brasil para Liberdade Religiosa

Na manhã de ontem (27/01) foi realizada virtualmente a sessão solene de lançamento da Mesa Redonda do Brasil para Liberdade Religiosa, vinculada à International Religious Freedom Roundtables (IRF), fundadora de várias mesas redondas em dezenas de países integrantes da Aliança para a Liberdade Religiosa.

Além da participação da ANAJURE, a cerimônia contou com representantes do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do Ministério das Relações Exteriores, da Frente Parlamentar Mista de Direitos Humanos, do Conselho Federal da OAB, do IRF, de Igrejas bem como de organizações da sociedade civil.

A ANAJURE comemora a criação desta mesa pois demonstra o crescimento do interesse da sociedade civil brasileira em fomentar discussões que visam o avanço da Liberdade Religiosa no mundo e, agora, no Brasil. 

Confira abaixo a íntegra do discurso de saudação do Diretor de Assuntos Acadêmicos da ANAJURE, Dr. Felipe Augusto em nome da Presidência: 

“Em nome da ANAJURE, quero saudar as autoridades presentes, e os colegas que têm defendido a liberdade religiosa no nosso país e internacionalmente. Desde 2015, a ANAJURE tem trabalhado junto ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos pela defesa e promoção da liberdade religiosa no hemisfério, e também junto ao sistema global de Direitos Humanos das Nações Unidas, considerando os elevados níveis de perseguição religiosa ao redor do mundo. Além disso, os números alarmantes de refugiados e deslocados internos por razões de perseguição religiosa, que tem buscado asilo e reassentamento inclusive no Brasil, demonstram a necessidade de respostas multilaterais e concertadas para promover a igual liberdade religiosa para todos. Consideramos que a Mesa Redonda sobre Liberdade Religiosa Internacional, por ser uma iniciativa proveniente da sociedade civil, não partidária, e com o objetivo comum de promover a liberdade religiosa nos termos dos tratados internacionais de direitos humanos, tem sido de grande importância para a promoção e proteção na liberdade religiosa, buscando torná-la uma pauta importante na política externa de vários países. A ANAJURE sente-se, portanto, honrada em fazer parte da Mesa Redonda para Liberdade Religiosa no Brasil. Temos a convicção que, dos diálogos e apresentações que teremos nesse movimento, resultarão estratégias coordenadas e eficazes para proteger e promover esse direito que, infelizmente, está longe de ser efetivado e garantido na prática em muitos países. Desejamos sucesso à Mesa Redonda, e em especial felicitamos o Embaixador Alexandre Gueiros pela coordenação desta iniciativa.”

Para mais informações, acesse: http://mesaliberdade.org.