ANAJURE participa de audiências da Corte IDH no Brasil e reitera seu compromisso em defesa dos Direitos Humanos

Nesta quarta-feira (24), a ANAJURE participou das audiências do 150º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), que ocorre em Brasília (DF) entre os dias 22 e 27 deste mês de agosto. Na ocasião, a Associação Nacional de Juristas Evangélicos foi representada por Isadora Mendes, assessora jurídica da entidade.

Sendo a Corte IDH uma entidade jurídica ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), o objetivo da ANAJURE em estar presente nessas sessões foi justamente prestar contas das ações que vem desenvolvendo pela proteção dos direitos humanos no âmbito da OEA, órgão do qual a associação possui registro como Organização da Sociedade Civil desde março de 2019.

Nesse sentido, Isadora Mendes entregou ao Dr. Ricardo Pérez Manrique (Presidente da Corte) um documento apresentando um resumo do traballho da ANAJURE  iniciado desde 2015 em diálogos com o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Na prestação de contas, a ANAJURE informou sua participação em eventos oficiais da OEA, audiências públicas sobre liberdade religiosa, reuniões com representantes de Delegações Nacionais e a assinatura de um Termo de Cooperação com a Secretaria de Acesso a Direitos e Equidade da OEA[1].

O documento destacou ainda que uma das formas de colaboração da ANAJURE tem sido o encaminhamento de relatórios sobre as liberdades civis fundamentais, que abarcam o envio de dados com violações à liberdade religiosa no Brasil durante a pandemia,  ataques a templos religiosos em vários países do continente americano, além de um panorama de intolerância religiosa no Brasil e no mundo.

Por fim, a ANAJURE também manifestou seu desejo de permanecer colaborando para o debate sobre os direitos humanos, especialmente no que se refere à proteção da liberdade religiosa e da liberdade de expressão, as quais têm sido objeto de violações diversas nos países americanos.

___________________

[1] https://www.anajure.org.br/anajure-assina-termo-de-cooperacao-com-a-oea/; https://www.anajure.org.br/wp-content/uploads/2017/12/Relat%A2rio-Anajure-v09-SF-Web-1.pdf.