ANAJURE Peticiona à Corte Interamericana de Direitos Humanos ingresso como Amicus Curiae em caso chileno sobre ensino religioso

Na tarde de ontem (24), na condição de organização da sociedade civil que tem status consultivo na Ordem dos Estados Americanos (OEA), a ANAJURE peticionou à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CorteIDH) para ingressar como amicus curiae no caso de número 12.997, no qual se discute a reintegração da chilena Sandra Pavez ao posto de professora de ensino religioso.

Pavez possuía certificado de idoneidade para lecionar sobre o Catolicismo em um colégio municipal. No Chile, esse documento é necessário para a atuação dos professores de religião e é concedido pela autoridade religiosa correspondente. A senhora Pavez, no entanto, teve o seu certificado revogado pelo Vicariato para Educação do Bispado de San Bernardo após assumir um relacionamento homossexual, algo incompatível com a doutrina e costumes católicos. A perda da habilitação não resultou em demissão, sendo a professora transferida para função distinta. Ainda assim, a professora, irresignada, levou o caso aos tribunais locais chilenos.

Em 27 de novembro de 2007, a Corte de Apelações de São Miguel decidiu em favor da Igreja, concordando que é direito da instituição religiosa definir os critérios necessários ao exercício das atividades dos docentes de ensino religioso, sendo possível exigir do professor a conformidade com os princípios aplicáveis àquela crença. Pavez não aceitou o resultado e recorreu em 17 de abril de 2008, todavia o recurso não foi acatado pela Corte Suprema da República do Chile.

A partir daí, em 28 de outubro de 2008, a professora acionou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com o intuito de reaver seu direito de lecionar a disciplina de ensino religioso, argumentando que teve seus direitos violados pelo Estado chileno e que a Igreja Católica não poderia interferir arbitrariamente nas decisões da sua vida privada. Em 21 de julho de 2015, a CIDH admitiu o caso de Sandra Cecilia Pavez Pavez contra o Chile, e o encaminhou para a CorteIDH. A ANAJURE, com apoio das representações da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI) no Brasil e na América Latina, apresentou petição requerendo ingresso como amicus curiae, por meio da qual defende a autonomia da instituição religiosa de escolher, para o ensino da crença correspondente, os professores que se alinham aos preceitos sustentados pela entidade. Entendimento contrário importa em ofensa tanto à laicidade estatal quanto à liberdade religiosa, bem como diverge das disposições contidas na legislação chilena.