No Reino Unido, ANAJURE participa da Conferência Global sobre Fé e Direito

[Conferência Global sobre Fé e Direito / Créditos: FLAG]

Neste mês de setembro, entre os dias 15 e 18, no Cambridge Union Society (Reino Unido), o Diretor acadêmico da ANAJURE, Dr. Felipe Carvalho, representou a entidade na “Convocação Global sobre Fé e Direito”, coorganizada pela Faith & Law Around the Globe (FLAG), Lawyers’ Christian Fellowship (Reino Unido), Christ und Jurist (Alemanha e Áustria) e Christ und Recht (Alemanha). A conferência reuniu mais de 200 juristas cristãos de 40 países.

Durante o evento, o Dr. Felipe proferiu palestra em um painel sobre liberdade religiosa [foto abaixo], no qual também estiveram Fiona Bruce MP (Enviada Especial do Reino Unido para a Liberdade de Religião ou Crença), Nancy Lefèvre (Presidente da Advocates France) e Lizzie Francis (ADF International). Na ocasião, o Dr. Felipe focou em questões ligadas à América Latina e compartilhou detalhes da atuação da ANAJURE no hemisfério, em particular os desafios que envolvem violações e abusos registrados nos últimos anos, tais como ameaças, extorsões, sequestros, prisões arbitrárias, deslocamentos forçados e ataques a templos religiosos.

Defendeu, ainda, algumas propostas para contribuir com a promoção da liberdade religiosa no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a exemplo da realização de audiências públicas sobre o tema; visitas In Loco em comunidades com altos níveis de perseguição religiosa; e criação de uma relatoria específica para a liberdade religiosa.

Ainda ao longo da programação, o Dr. Felipe participou de algumas reuniões importantes sobre a proteção da liberdade religiosa. Uma delas foi com Fiona Bruce MP (Enviada Especial do Reino Unido para a Liberdade de Religião ou Crença) e David Burrowes (Enviado Especial Adjunto) [foto ao lado], apresentando ações desenvolvidas pela ANAJURE e discutindo colaborações possíveis entre o Brasil e o Reino Unido, incluindo a Conferência Interministerial sobre Liberdade de Religião ou Crença, prevista para ser realizada no Brasil em 2023.