Presidente da ANAJURE fala sobre Direito à educação por princípios e apresenta projeto ANAJURE-SIEE durante workshop anual da AECEP

AECEP
No último final de semana, o presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, esteve em São José dos Campos/SP para participar do 24º Workshop de Educação Cristã Escolar organizado pela AECEP (Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios), parceira da ANAJURE, que reuniu escolas associadas, educadores e líderes de todo o Brasil para debater sobre o tema "Edificando escolas com amor e responsabilidade", numa programação que começou no dia 10 e foi encerrada ontem (12), no Colégio Inspire. Nesta mesma ocasião também foi apresentado oficialmente à diretoria da AECEP o Projeto ANAJURE-SIEE (Sistema de Indicadores para um Ensino de Excelência), desenvolvido pelo Dr. Jonas Moreno, um dos diretores da ANAJURE que é também auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco, que visa fazer com que escolas e universidades confessionais cristãs possam ter seus resultados educacionais mostrados ao Poder Público e à sociedade em geral.


12065512_1564088733816023_5042783208367179735_n                                            Público da abertura do workshop da AECEP

 
sieeCom esse sistema que será operado por um Grupo de Trabalho de juristas da ANAJURE que são especialistas em educação, confessionalidade e filantropia, será possível mensurar e avaliar de forma precisa o trabalho feito por entidades educacionais cristãs no Brasil e provar aos órgãos interessados o diferencial da educação confessional. "A ANAJURE, preocupada com a defesa do sistema de confessionalidade e filantropia da escolas e universidades cristãs do país, criou o projeto ANAJURE-SIEE para apresentar aos Poderes Públicos os resultados, que geralmente são de excelência, dessas entidades educacionais no processo de ensino e aprendizagem estabelecido pelo sistema nacional de educação. Nosso objetivo é fazer com que tais dados sejam conhecidos pelos Poderes Públicos, a fim de que possamos reforçar o direito constitucional do estabelecimento de instituições de ensino confessionais e filantrópicas", disse o Dr. Jonas Moreno.
 
Em sua palestra no workshop, o presidente da ANAJURE discorreu acerca do Direito à educação por princípios e sobre como tem ocorrido o processo de desconstrução dos valores da educação cristã no cenário brasileiro. Ele reforçou a defesa jurídica do ensino confessional com base no parecer jurídico da ANAJURE (leia aqui) elaborado em junho deste ano junto à AECEP,  ABIEE (Associação Brasileira de Instituições Evangélicas de Ensino), e ACSI (Associação Internacional de Escolas Cristãs), no qual a ANAJURE se posicionou contra a imposição da chamada ideologia de gênero nos Planos de Educação nos Estados e Municípios do Brasil. 
 
AECEP2.O Dr. Uziel Santana falou ainda sobre a distinção entre violência real e violência simbólica, tema que tem defendido em várias ocasiões (veja aqui e aqui), onde ele faz uma contextualização internacional das violações ao direito de liberdade religiosa, mostrando que o cristianismo é a religião mais perseguida do mundo, seja através de uma perseguição real, como ocorre no Oriente Médio e norte da África, ou através de uma violência simbólica, presente no Brasil também na área educacional, reconhecida em ações de movimentos sociais antirreligiosos e anticristãos.

"Nosso trabalho influenciou várias Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais na luta contra a ideologia de gênero, a erotização infantil, e a ideologia LGBTT nos planos de educação. Durante o Workshop, recebi vários relatos de mobilizações baseadas no documento elaborado pela comitiva de juristas da ANAJURE, o que respalda a importância do nosso trabalho em níveis que nem podemos medir", disse o Dr. Uziel, em agradecimento pela parceria com entidades educacionais confessionais em defesa da liberdade de atuação de educadores cristãos em todo o país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here