ANAJURE se reúne com entidades missionárias para discutir ADI 6622, com relação à presença de organizações religiosas entre indígenas isolados

Na tarde desta segunda-feira (27), como parte dos trabalhos do Programa de Apoio a Agências Missionárias (PAAM), a ANAJURE se reuniu com onze entidades missionárias parceiras para tratar sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6622, em trâmite no Supremo Tribunal Federal, cuja última Medida Cautelar do Ministro Luís Roberto Barroso restringiu o ingresso de novas missões religiosas entre indígenas isolados durante a pandemia.

Pela ANAJURE, estiveram no encontro a presidente interina, Dra. Edna Zilli, o diretor executivo, Dr. Felipe Augusto, a coordenadora do departamento jurídico (DAJ), Dra. Raíssa Martins, e o Dr. Edmilson Almeida, assessor do PAAM. Entre as entidades ouvidas, representantes do Departamento de Assuntos Indígenas da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (DAI-AMTB) também prestigiaram a reunião.

Os líderes presentes pontuaram dúvidas sobre o processo e impressões iniciais acerca das repercussões da recente restrição. Em seguida, os advogados da ANAJURE responderam e falaram que os próximos passos englobam a petição da entidade para ser amicus curiae na ADI 6622, levando, inclusive, as ponderações feitas na reunião para debate no STF, de forma que as missões sejam ouvidas com representação da ANAJURE na argumentação sobre os elementos e contrapontos que precisam ser considerados no futuro julgamento.

As seguintes entidades estiveram presentes no encontro e apoiam as ações jurídicas da ANAJURE:

ALEM – ASSOCIAÇÃO LINGUÍSTICA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA
Lucas Paulino

ASSOCIAÇÃO APOIO ÀS TRÊS ONDAS – ATOS
Denis Bailey

ALIANÇA EVANGÉLICA PRÓ INDÍGENAS DO NORDESTE
Iraquitan Carvalho

ALIANÇA EVANGÉLICA PRÓ QUILOMBOLAS DO BRASIL
Alisson Medeiros

APMT – AGÊNCIA PRESBITERIANA DE MISSÕES TRANSCULTURAIS
Sérgio Paulo

CONPLEI – CONSELHO NACIONAL DE PASTORES E LÍDERES EVANGÉLICOS INDÍGENAS
Henrique Terena

MISSÃO EVANGÉLICA AOS ÍNDIOS DO BRASIL – MEIB
Pr. Gilson Ricardo

MISSÃO DO CÉU
Lucas Mendes

MISSÃO JUVEP
Alisson Medeiros

MNTB – MISSÃO NOVAS TRIBOS DO BRASIL
Edward Luz

SOUTH AMERICAN INDIAN MISSION (MISSÃO SAIM)
Craig Delille