O Município de Touros, no Rio Grande do Norte, teve um novo decreto publicado no último dia 10 (veja aqui), instituindo o lockdown na região, que conta com 188 casos testados positivos para a Covid-19 em 16 bairros.
O documento contempla a proteção à liberdade religiosa sugerida pelo modelo de decreto enviado ao prefeito Francisco de Assis pela coordenação da ANAJURE no RN, sob responsabilidade da Dra. Mariana Ferrolho.
A ressalva posta no Decreto permite os descolamentos de líderes religiosos para suas atividades. O texto deixa clara a restrição do lockdown não se aplica para:
XVI – o deslocamento de sacerdote em viatura para a realização de atividades religiosas de modo remoto, difusão de mensagens de fé sem aglomeração, reconhecida a sua essencialidade quando voltadas ao desempenho de ações sociais e de amparo aos vulneráveis.
A ANAJURE agradece oficialmente pela postura do prefeito de Touros e segue seu trabalho com os coordenadores estaduais para que o mesmo ocorra em todo o país, seja nos casos de lockdown ou reabertura.