EXPOSED 2013: Um foco de luz sobre como interceder contra a corrupção

Por Etienne Piek, Gerente de Ministério e Projetos na Rádio Tygerberg

 

exposed site

O grande pedido

O povo Judeu estava para ser destruído, o dinheiro havia mudado de mãos e um injusto decreto, emitido por Hamã, poderia ser o início de tudo. O oficial, conhecido por ser corrupto, havia montado um plano que levaria ao extermínio dos Judeus. Ele havia oferecido suborno aos oficiais do governo para que eles propiciassem que o decreto fosse aprovado. Com a concordância do rei, a destruição de nação judaica era iminente.

E então, neste ponto surge Mardoqueu, tio de Ester, a rainha dos Judeus. Ester ignorava até aquele momento que ela e todos os seus irmãos poderiam enfrentar a morte por causa do decreto feito pelo seu esposo, o rei. Ao explicar a delicada questão a ela, Mardoqueu pede que ela interceda junto ao rei, clamando por misericórdia para seu povo.

Ester corre grande risco: ela tem que quebrar as regras vigentes na época para falar ao rei sem ter sido chamada. Mas movida pela condição do seu povo, ela o faz com um coração decidido, mesmo que isso pudesse custar sua própria vida.

Desse modo, ela intercede como registrado em Ester 7.3: “Então a rainha Ester respondeu: Se posso contar com o favor do rei, e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo”.

Seu grito é de justiça; ela clama a um rei pagão com um pedido para que um grande erro seja reparado. Como resultado, a corrupção e fraude de Hamã é exposta e o rei faz novos decretos que poupam o povo de Ester. Mas isto poderia nunca ter acontecido se uma pessoa não se atrevesse a fazer interceder de forma corajosa.

Mas há algo importante que devemos atentar. Antes de falar com o rei, Ester primeiro teve um período de jejum, e ela convocou os que estavam ao seu redor e seus irmãos Judeus a fazer o mesmo. Ela não se atreveu a fazer o “grande pedido” sem antes procurar o auxílio de Deus.

Chega a hora em que o povo de Deus precisa fazer o “Grande Pedido”. A campanha EXPOSED é justamente sobre isto. E como Ester, nós necessitamos primeiro pedir o auxílio de Deus.

Como nós planejamos abordar governos e pessoas em posição de promover mudança, nós também precisamos nos dedicar em oração e jejum.

Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester,mandou dizer-lhe: Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará,pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu paimorrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?’ 

Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu: ‘Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei.

 

Ester 4.12-16

 

Pontos chave

Olhando para esta história, conseguimos ver cinco pontos chave:

 

– Ponto 1

Ester estava bem posicionada.

– Ponto 2

Ester tinha a informação correta.

– Ponto 3

Ester organizou uma oração.

– Ponto 4

Ester levou em consideração o momento certo e agiu certo.

– Ponto 5

Ester foi sábia na maneira pela qual ela pediu.

 

Considere como cada um daqueles 5 pontos se aplicam a você pessoalmente e em relação à Campanha EXPOSED.

 

 

Pessoal

Campanha EXPOSED

Posição

Onde Deus o posicionou para que você possa influenciar decisões e mudá-las?

Ore para que pessoas estejam posicionadas no lugar certo para influenciar decisões e mudá-las.

Informação

Que pergunta você precisa fazer para gerar mudança onde você está?

Ore para que a campanha possa colher estatísticas relevantes e informações para fazer as perguntas certas.

Oração

Como você poderia organizar uma estratégia de oração que leve ao grande pedido?

Como organizaremos a oração em torno do momento da Campanha EXPOSED? O que você pode, pessoalmente, fazer para promover isto?

Momento

Que fatores afetam o momento do seu grande pedido?

Ore pelo momento certo da Campanha EXPOSED e para que ela esteja protegida da distração por outros eventos e questões que possam forçá-la recuar.

Sabedoria

Peça a Deus por sabedoria para a melhor abordagem individual e às organizações nas quais você quer ver mudança.

Peça a Deus para guiar as pessoas diretamente envolvidas na abordagem daqueles que representam as nações do G20.

 

_________________

FONTE: EXPOSED 2013
TRADUÇÃO: JORGE ALBERTO

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here