Dr. Uziel Santana encerra mandato na presidência da FIAJC e apresenta relatórios de trabalho de suas gestões nos últimos quatro anos

Após quatro anos liderando a Federación Interamericana de Juristas Cristianos (FIAJC), o Dr. Uziel Santana encerrou sua gestão na presidência da entidade e apresentou o relatório de atividades do período, em reunião ocorrida com a diretoria da organização na última quinta-feira (7), via internet.

AQUI você confere o relatório de setembro de 2015 a novembro de 2017, e AQUI o de 2018-2019.

Fundada no Peru no ano de 2001, a FIAJC era conhecida como Red Latinoamericana de Abogados Cristianos, RLAAC. Na primeira Convenção Latinoamericana de Abogados Cristãos (I CLAC), sediada na cidade de Ica, Peru, também em 2001, a entidade já conseguia reunir mais de 100 advogados vindos da Argentina, Colômbia, Chile, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Peru e Uruguai. Atualmente, após a gestão do Dr. Uziel Santana, a FIAJC está presente em 14 países, cada um com sua entidade representativa, conforme listado abaixo:

A FIAJC é uma comunidade de juristas que trabalha com o apoio das 14 organizações nacionais que a integram, coordenando e cooperando com as outras redes regionais de advogados cristãos, vinculados a Advocates International. Sobre alianças internacionais, encerrando sua gestão, o Dr. Uziel Santana lembrou importantes conquistas, dizendo: “trabalhamos duro e posicionamos a FIAJC junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), com suas organizações de cúpulas, e temos alianças consolidadas com os principais parlamentares latino-americanos e, em particular, com o Grupo Parlamentar Internacional sobre a Liberdade de Religião ou Crença (IPPFoRB). Nós intensificamos a ação diplomática, fazendo da FIAJC uma voz respeitada nos assuntos que lhe interessam. Encontramos novos aliados na defesa estratégica da liberdade religiosa, como o Governo dos Estados Unidos, além de promovermos cursos e atividades nos melhores centros de pesquisa do mundo, para desenvolver conhecimento excepcional e específico”.

FOTO OFICIAL

[Foto oficial com parte dos congressistas da FIAJC, ANAJURE e ADVOCATES International – Rio de Janeiro, 2017]

Quanto aos eventos promovidos, a XII Convenção Interamericana Juristas Cristãos (XII CIAJC), realizada no Rio de Janeiro, em Niterói, entre 16 e 19 de novembro de 2017, é lembrada por todos como um momento histórico, onde a FIAJC se reuniu pela primeira vez no Brasil, discutindo sobre liberdade religiosa e direitos humanos.

O Dr. Uziel Santana também destaca que em sua gestão a representação institucional da FIAJC manteve a frequência e regularidade das reuniões ordinárias; o fortalecimento de grupos nacionais que apoiam os projetos desenvolvidos; e a entrada de novas entidades, como a Associação Mexicana Impulso 18, Advogados Chile, a Associação Boliviana de Juristas Cristãos – ABOJUC, a Fundação Colombiana de Juristas Cristãos – FUCOL JURIS e a Organização de Advogados Cristãos da Costa Rica.

Apesar da recomendação unânime dos países que fazem parte da Assembleia Geral da FIAJC, que haviam indicado o Dr. Uziel para permanecer no Conselho Diretivo, agora servindo na função de vice-presidente, ele optou por, neste momento, tirar um período sabático em relação à entidade, devido às muitas responsabilidades já agregadas em outras organizações e projetos.

“Nós agradecemos a todos os diretores pela sua confiança e pela oportunidade de servirmos juntos. Vocês são homens e mulheres corajosos e tenho certeza que poderão dirigir o FIAJC para voos ainda mais altos, agregando mais juristas com o compromisso e a disposição de doar seu tempo para trabalhar nas causas do Reino de Deus. Este é o nosso patrocínio e nossa oração ao dar as boas-vindas para a nova gestão”, disse o Dr. Uziel.

A nova gestão da FIAJC para os próximos dois anos ficam da seguinte forma:

CONSEJO DIRECTIVO:

PRESIDENTE – ROSANA GUILLEN (URUGUAY);

VICEPRESIDENTE – ELIZABETH DE LARIOS (GUATEMALA);

SECRETARIA – GRISEL ARECIS (GUATEMALA);

TESORERO – ENIO ARAÚJO (BRASIL);

VOCAL I – CARMEN GLORIA MOREIRA (CHILE);

VOCAL II – ROMINA LUCIANA MIRANDA (ARGENTINA);

VOCAL II – RAQUEL MARCELA VIGLIONE (ARGENTINA).

CONSEJO FISCAL:

RUBEN PIÑONES (CHILE);

GABRIELA MESENBRINK (ARGENTINA);

LORENZO HERNANDEZ (GUATEMALA).

CONSEJO DELIBERATIVO:

ARGENTINA, GIOVANA DA SILVA e LIDIA GARCIA TORRALBA, SUPLENTE EUNICE GARCIA SANCHEZ.

BRASIL, FELIPE AUGUSTO e EDNA ZILLI.

CHILE, ALEJANDRA PAREDES.

COLOMBIA, JUAN CARLOS TOBON.

GUATEMALA, GLADYS SEMPÉ.

URUGUAY, SILVANA FERREIRA e MARCEL LEGARRA.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here