O relatório da juventude espanhola 2012 expõe publicamente, mais uma vez, que as políticas públicas em matéria de juventude e sexualidade fracassam estrepitosamente

“Necessitamos que as famílias, as leis, e o sistema educativo; cada um no âmbito de sua responsabilidade e competência, apostem por uma educação sexual afetiva que leve a sério a transcendência da sexualidade para a vida da pessoa e eduque na responsabilidade desta matéria (…)”.

 

relatório
 

Madrid, 18 de Setembro de 2013. O relatório da Juventude Espanhola 2012, elaborado pelo Instituto da Juventude (Injuve), revela que:

* Os adolescentes estão iniciando as relações sexuais cada vez mais cedo;
* Há um aumento muito significativo das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s); 
* A
 pílula do dia seguinte (ou anticoncepcional de emergência) ganha espaço ao preservativo; 
* Apesar de mais de 84% dos jovens considerarem que possuem informação sobre sexo, quase 20% consideram que não serviu, ou as qualificam como irregulares…

Entre muitos outros problemas da juventude. Estes dados expõem publicamente, mais uma vez, as terríveis consequências que tem em nossa sociedade o processo de banalização da sexualidade, que incentiva leis e uma chamada “educação sexual” que reduz a sexualidade a algo meramente físico e “brincalhão” (o relatório também revela que mais de 50% dos jovens desvincula, completamente, o amor do sexo), sem considerar a dimensão humana abrangente da sexualidade como algo que põe em jogo todas as facetas da personalidade e não só a corporal genital.

O presidente do Fórum da Família, Benigno Blanco, volta a lembrar que “A Espanha necessita que as famílias, as leis, e o sistema educativo; cada um no âmbito de sua responsabilidade e competência, apostem por uma educação sexual afetiva que leve a sério a transcendência da sexualidade para vida da pessoa e eduque na responsabilidade desta matéria, expondo publicamente que as relações sexuais envolvem toda pessoa e, portanto, não pode ser banalizada como se tratasse de um jogo. Reduzir a educação sexual ao ensino de mecanismos para evitar a gravidez ou doenças é profundamente prejudicial para os jovens”. 

Na Espanha, cada vez mais, se faz necessário educar os jovens no apreço e respeito a sua própria sexualidade e a dos demais; valorizando a seriedade da dimensão sexual da pessoa e a relevância antropológica da conduta sexual. Se faz imprescindível que a família em seu papel educador forme jovens e adolescentes na importância da sexualidade no conjunto do desenvolvimento pessoal”, destacou Benigno Blanco.

O relatório da juventude espanhola 2012 expõe publicamente, mais uma vez, que as políticas públicas em matéria de juventude e sexualidade seguem fracassando estrepitosamente, pois não se consegue reverter a tendência ao aumento tanto da gravidez como dos abortos e as DST’s. Neste sentido, o presidente do Fórum da Família afirmou que: “já é tempo de se produzir uma reflexão séria na Espanha sobre estes problemas e do Governo abandonar políticas reiteradamente fracassadas”.

O Fórum da Família, há dois anos, vem desenvolvendo uma campanha de conscientização social na matéria de sexualidade. A campanha, “a sexualidade é importante, sem nenhum gênero de duvida”, que já chegou a mais de 65.000 pessoas, pais de famílias, educadores e todas as pessoas que se interessaram pela matéria. Além disso, esta iniciativa impulsionou o desenvolvimento de oficinas para jovens em centros educativos, colégios, associações, etc. Dessa forma, o Fórum da Família incentiva todos os preocupados com a educação de seus filhos, a informar-se através da campanha do Fórum da Família e no site www.adoctrinamientodegenero.org.

______________
FONTE: FORO DE LA FAMILIA
TRADUÇÃO: SAMARA RUANA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here