Programa de Rádio da ANAJURE: “A Legislação é importante, mas não é suficiente para mudar a realidade”, diz Nina Balmaceda

barra-radio-anajure (2)

Em debate no programa de Rádio da ANAJURE, que ocorreu na noite da última segunda-feira (27), com a participação da Jurista peruana Dra. Nina Balmaceda, foram abordados diversos assuntos ligados ao exercício da lei, tais como: a violência doméstica, a crise familiar, e falha na estrutura judiciária para dar suporte em situações de abuso contra a mulher e criança. Na oportunidade foi exposto que “a legislação é importante, mas não é suficiente para mudar a realidade”. O programa pode ser ouvido na íntegra através deste Link.

Dra. Nina Balmaceda é jurista peruana e atua como professora associada de ciências políticas no Nyack College & Alliance Theological Seminary, em Nova York. Durante a entrevista, ela afirmou que, o que a lei diz sobre a essência da vida e da família, violência doméstica, proteção às crianças, produção e venda de drogas, é extremamente importante, mas não é suficiente, antes, deve-se também considerar as situações que levam tantas famílias a caírem em situação de violência, em comércio de drogas e em círculos de crimes e, considerar como se pode desenvolver políticas públicas compreensivas a essa problemática. “Uma conclusão que podemos identificar é que a legislação é de grande importância, porém nos equivocamos quando pensamos que apenas a lei poderia gerar mudança”, afirmou Nina.

Ao discorrer sobre o assunto ‘Liberdade religiosa’ na América Latina e em outras partes do mundo, a jurista afirmou que, apesar de relativamente menor, ainda há perseguição religiosa na América Latina. “Pensar que na América Latina não há perseguição religiosa é um erro, mas é claro que admitimos que o problema ocorre, em proporções relativamente mais leves, se comparado ao que se vive em países do Oriente Médio ou Ásia”, explica.

Abaixo, algumas observações da jurista sobre liberdade, direito e justiça, sem excluir a visão bíblia diante do tema:

Justiça na América Latina e em outras partes do mundo: “Há uma enorme pressão sobre a legalização do aborto, e isto ocorre mundialmente. A violência contra a mulher também é um problema que se vive em todos os lugares. Não há um lugar no mundo em que este problema tenha sido superado, mas na África e na Índia o problema é ainda mais profundo. Na América Latina, há uma gravidade pela falta de estrutura, resposta legal e falta ajuda para mulheres violentadas”.

Sobre a família: “Há uma preocupação com a crise da família a nível mundial, e vivemos na América Latina uma crise notável. O aperto econômico, levam pais e mães a buscarem emprego, o que provoca desamparo emocional e torna difícil cultivar uma relação familiar saudável”.

A justiça no conceito bíblico: “Por algum motivo, os cristãos evangélicos são muitos leigos quanto ao tema justiça, como se isso fosse oposto à palavra de Deus, quando, tenho visto na Palavra, que a Justiça e a Graça são pilares do Reino de Deus. Se pensarmos na justiça de Deus sem pensar na graça, então observaremos apenas o aspecto de punição ou o aspecto que se concentra na vingança, por isso temos que entender a justiça como aquela que anda de mãos dadas com a graça e misericórdia de Deus, pois justiça sem graça não é um conceito bíblico. Por meio da justiça há o caminho da redenção, porque nos leva a reconhecer que somos maus, nos leva ao arrependimento e nos mostra a importância da confissão sem dar desculpas para justificar nosso comportamento”.

O programa de Rádio da ANAJURE, ocorre semanalmente, às segundas, por volta das 22h, com cristãos e convidados da área jurídica para debater sobre assuntos relativos a liberdade civil e religiosa no mundo, entre demais assuntos.

______________________

Por: ANAJURE – International Press Office l Angélica Brito

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here