ULBRA divulga programação de seu XIV Fórum de Teologia: Cristianismo e Estado Laico – Tensões e Interlocuções na Contemporaneidade

imagemA Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus de Canoas/RS, realizará entre os dias 07 e 08 de outubro o seu XIV Fórum de Teologia: Cristianismo e Estado Laico – Tensões e Interlocuções na Contemporaneidade, com carga horária de 20 horas. Entre os palestrantes do evento, estará também o Dr. Jean Regina, que é um dos diretores nacionais da ANAJURE. As inscrições estão abertas até o dia 25 de setembro.

Confira abaixo detalhes do fórum e inscreva-se!

Apresentação: O Fórum Ulbra Teologia já é considerado um evento de catálogo do curso, que tem sido realizado anualmente, reunindo, em média, de 150 a 200 participantes em cada edição. O Fórum já possui tradição no meio teológico evangélico e luterano, utilizando temas relevantes no campo teológico, sempre em intersecção com outras áreas do conhecimento humano, em uma perspectiva multi e interdisciplinar. Além de fomentar a reflexão sobre diferentes temas teológicos, esse evento também já gerou diferentes produções bibliográficas. O XIV Fórum, a ser realizado em outubro de 2015, vai tematizar uma questão que está no centro da discussão contemporânea, que é a relação entre a Igreja e o Estado Laico, na perspectiva de análise tanto dos dilemas, desafios e tensões como das possíveis intersecções entre essas duas instituições.

Objetivos:

Objetivo Geral

Proporcionar aos participantes uma formação continuada em temas contemporâneos da Teologia, de forma particular analisando as relações existentes entre a Igreja Cristã e o Estado Laico, tanto nas suas tensões quanto intersecções.

Objetivos específicos

– Fomentar o diálogo da Teologia com outras ciências, buscando uma compreensão mais ampla de fenômenos religiosos contemporâneos;

– Promover a pesquisa sobre as relações entre Igreja e Estado à luz da Teologia e de outras ciências, como Sociologia, Direito, História, Ciência Política e Psicologia; 

– Examinar o papel e a responsabilidade da comunidade cristã na sua relação com a sociedade civil e política;

– Refletir sobre os limites que a Igreja cristã precisa observar na sua atuação política, social e cidadã;

– Capacitar os participantes a desenvolverem uma compreensão e interlocução adequada junto aos dilemas e desafios do Cristianismo na sua coexistência com um Estado laico;

– Orientar os participantes a uma atuação adequada diante de problemas pastorais concretos que possam ter algum comprometimento de caráter jurídico, político e social; 

– Incentivar o testemunho cristão em uma sociedade e Estado laicos, cada vez mais secularizados;

– Promover a reflexão do tema a partir de uma perspectiva cultural e artística, através da Cantata na Capela;

– Publicar um livro com os resultados da pesquisa produzida nesse evento.

Público-alvo: Alunos e egressos do curso de Teologia, Ciência da Religião, Direito e Ciências Políticas. Pastores, teólogos, líderes religiosos, advogados, historiadores, assistentes e conselheiros espirituais; pesquisadores e público em geral interessados na temática da Teologia Pública.

Programa:

Tema: "Cristianismo e Estado Laico: Tensões e Interlocuções na Contemporaneidade"

Lema: "Porque não há autoridade que não venha de Deus"

O tema terá um enfoque interdisciplinar, envolvendo a análise de aspectos bíblicos, teológicos, jurídicos, políticos e sociológicos.

Quarta-feira – 07/10/2015 (manhã):

8h30 – Cerimônia de Abertura;

9h – Estudo Bíblico Antigo Testamento

9h30 – Preleção1: Estado Laico ou Laicista? O estatuto da dimensão espiritual da existência (Advogado Jean Regina)

10h — Debate plenário

10h20 — Intervalo

10h40 — Preleção 2: Relações históricas entre Igreja e Estado no Brasil e suas implicações na atualidade (Dr. Sergio Marlow — Pós-doutorando em História pela Universidade Federal do Espírito Santo)

11h30 – Debate Plenário;

12h – Almoço;

Tarde:

13h30 — Preleção 3: Igreja e Estado no pensamento de Lutero: distinção e articulação entre os dois regimentos. (Prof. Dr. Clóvis Jair Prunzel — ULBRA e Seminário Concórdia)

14h20 — Debate Plenário

14h40 — Mesa-redonda 1: Testemunho cristão nas redes sociais e midiáticas: limites e tensões entre o ativismo político-partidário e o exercício da cidadania. (Prof. Dr. Everton Rodrigues Santos — Cientista social e político ULBRA e FEEVALE; Rev. Marcos Schmidt — Teólogo, jornalista e pastor; Rev. Nilo Wachholz — Teólogo, jornalista e Editor Chefe da Editora Concórdia)

15h40 — Debate Plenário

16h — Intervalo

16h15 — Mesa-redonda 2: Cristianismo em tempos de intolerância e perseguição — a violência real e simbólica: Como reagir a elas? (Dr. Martin Dreher — Teólogo e historiador; Prof. Me. Paulo Proske Weirich — ULBRA e Seminário Concórdia; Profª Me. Maria Aparecida da Silveira — Psicanalista)

17h15 — Debate Plenário

17h40- Intervalo e janta

Noite:

20h — Concerto na Capela: Orquestra, órgão de Tubos, coros da região, solistas convidados e banda contemporânea compartilhando fé e cultura através da arte sonora.

Quinta-feira — 08/10/2015 (manhã)

8h45 — Devoção 7 minutos — Capela da ULBRA

9h — Preleção 4: Tensões atuais entre a Igreja Cristã e o Estado Laico: o desafio da interlocução (Prof. Dr. Rudolf Von Sinner — PPg da EST)

9h50 — Debate Plenário

10h10 — Intervalo

10h30 — Mesa-redonda 3: Direito e Religião: temas polêmicos atuais e suas implicações práticas para a Igreja (Prof. Me. Uziel Santana — Representante da ANAJURE; Representantes curso de Direito ULBRA)

11h40 — Debate Plenário

12h — Almoço

Tarde:

13h45 — Preleção 5: Cristianismo e Estado em Perspectiva escatológica: o já e o ainda não! (Prof. Dr. Ricardo Rieth — Cientista Social, Dr. Em Teologia Histórica e Vice-Reitor ULBRA). 

14h45 — Debate Plenário

15h15 — Estudo Bíblico Novo Testamento: "Dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus".

15h45 — Cerimônia de Encerramento

16h — Confraternização

Será fornecido Atestado (válido para Atividades Complementares).

VAGAS LIMITADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here