Vietnã: graves preocupações depois que líder cristão morre sob custódia da polícia

Um líder da igreja vietnamita, supostamente, morreu sob custódia da polícia em 17 de março, depois de ser espancado e possivelmente eletrocutado.

1515Vam Ngaij Vaj era um ancião de uma igreja afiliada à Igreja Evangélica do Vietnã (Sul), uma denominação religiosa legalmente reconhecida, e membro do grupo étnico Hmong do distrito de Dak Glong, no planalto central do Vietnã.

Ele foi detido por “destruição da floresta”, enquanto limpava o campo com sua esposa. A polícia noticiou que ele morreu depois de, acidentalmente, ter colocado sua mão numa tomada elétrica, contudo, fotografias tiradas logo após sua morte mostram algumas nódoas negras de sangue nas suas costas e pescoço, levando as testemunhas a concluir que ele foi violentamente espancado antes da sua morte.

As fontes da CSW afirmaram que membros da comunidade de Vaj acreditam que a acusação oficial de “destruindo a floresta” foi apenas uma desculpa para aterrorizar os cristãos locais da etnia Hmong, e que os líderes do grupo étnico Hmong “não conhecem razão alguma pela qual eles estão sendo tão maltratados, exceto que eles são cristãos”.

Muitos dos cristãos Hmong, que estão vivendo agora no planalto central, eram originalmente do noroeste do país, onde comunidades cristãs eram submetidas a prisões arbitrárias, espancamentos pela polícia, expulsões forçadas e coercitivas e multas por se converterem ao cristianismo. Depois de passadas duas décadas, eles fugiram do norte em grande número como um resultado da perseguição religiosa, acreditando que eles pudessem praticar a sua fé livremente mais ao sul.

Todavia, mesmo nos planaltos centrais, também foram registradas; igrejas legais e congregações não registradas estão sujeitas a restrições da liberdade de religião ou crença e, em alguns casos, graves violações de seus direitos humanos. No mês passado, CSW recebeu informações de cristãos Hmong sendo sujeitados a várias formas de perseguição e intimidação pelas autoridades e bandidos local trabalhando com eles, incluindo destruição das propriedades, agressão física violenta e confisco das terras.

O chefe executivo da CWS, Mervyn Thomas, disse: “Nós expressamos nossas sinceras condolências à família e comunidade de Vam Ngaij Vaj. A CSW conclamou o governo vietnamita a investigar totalmente as circunstâncias de sua morte à luz dos sinais de que ele foi torturado enquanto estava sob custódia policial e prender os responsáveis ​​à conta. O governo deve também garantir que a liberdade religiosa é mantida em um nível local, em todas as partes do país, a fim de evitar novas violações contra cristãos Hmong e outros crentes”.

Fonte: CSW
Tradução: Edmilson Almeida

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here