CASO 02: Online – Liberdade Religiosa

FAKE NEWS ENVOLVENDO A IGREJA UNIVERSAL

O que aconteceu: divulgação de material falso sobre álcool ungido que seria vendido pela Universal para conter o coronavírus.

Onde: nos meios virtuais e na televisão.

Quando: a partir do dia 17/03/2020.

Provas:

Parecer da ANAJURE:

No dia 17 de março de 2020, começou a circular, através das redes sociais e da televisão[1], uma imagem que indicava a venda de “álcool em gel ungido”, pela Igreja Universal do Reino de Deus, pelo valor de R$ 500,00. A Igreja Universal se pronunciou a respeito, denunciando a falsidade da imagem que estava sendo compartilhada na internet[2]. O caso foi averiguado por agências de fact-checking, que identificaram a realização de montagem[3].

A transmissão de fake news com a finalidade de depreciar a imagem de uma religião ou de uma denominação específica representa afronta ao direito fundamental à liberdade religiosa (art. 5º, VI, CF/88), uma vez que se revela como tentativa de desqualificar a entidade e, assim, tolher a relevância do seu discurso na esfera pública.

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[1] https://veja.abril.com.br/blog/veja-gente/silvio-santos-afasta-livia-andrade-por-espalhar-fake-news-da-universal/

[2] https://www.universal.org/mitos-e-verdades/post/falso-universal-vende-alcool-gel-ungido-e-copo-dagua-contra-coronavirus/

[3] https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/03/17/verificamos-igreja-universal-alcool-em-gel-ungido/

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