Os cristãos egípcios pedem nossas orações após ataque a uma igreja na área de Giza

egito

No dia 20 de outubro, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da igreja ortodoxa copta Virgem Maria em Warraq al-Hadar, Giza. Um deles disparou com uma arma automática atingindo pessoas que participavam de uma cerimônia de casamento. Duas pessoas morreram no local, outra algumas horas mais tarde, outra vítima morreu em decorrência de seus ferimentos no dia seguinte e uma quinta pessoa, um muçulmano, morreu na quinta-feira (24). Mais de 17 pessoas ficaram feridas, várias gravemente.

Cinco homens envolvidos no incidente foram presos no dia 21 de outubro. Houve relatos de que os seguranças não estiveram presentes durante todo o evento ou que haviam deixado a cena antes do ataque. Muitos estão em dúvida se uma segurança mais adequada poderia ter impedido ou limitado os efeitos do ataque, mas estão pedindo uma investigação para apurar se houve falha ou negligência por parte das forças de segurança.

Algumas semanas antes houve um outro incidente no qual cristãos também foram alvo de um tiroteio. Em 30 de setembro, o Bispo de Minya, Anba Makarios, sobreviveu a uma suposta tentativa de assassinato quando seu carro ficou sob fogo quando ele entrou em el-Sario em Abu Qurqas, na província de Minya. O motorista conseguiu dirigir até a casa de um cristão local, onde ambos se abrigaram. Os serviços de segurança foram contatados e chegaram 90 minutos depois. Ninguém ficou ferido, mas o carro e a casa foram danificados por vários projéteis.

Estes foram os incidentes mais graves que afetaram os cristãos desde a onda de ataques a propriedades de igrejas em meados de agosto, como parte da reação por parte de alguns partidários do ex-presidente pelo seu afastamento do cargo. Pelo menos 80 igrejas e outros edifícios pertencentes aos cristãos em várias províncias de todo o Egito foram queimados, pilhados ou sofreram outros danos. O governo interino estabeleceu uma comissão para documentar os danos e supervisionar reparos. O Conselho de Igrejas do Egito apresentou para essa comissão uma lista de 48 prédios danificados mais seriamente. As igrejas se comprometeram a reparar os edifícios com menores danos. A comissão começou seu trabalho, com os primeiros levantamentos realizados no início de setembro.

Durante os ataques em agosto, os muçulmanos moderados agiram em defesa das propriedades das igrejas. Da mesma forma, em 20 de outubro, muçulmanos ajudaram no rescaldo após o ataque a tiros, e assistiram aos funerais realizados no dia seguinte. Vários líderes cristãos relatam que as relações entre cristãos e muçulmanos moderados foram reforçadas nos últimos meses, com a cooperação para o benefício da sociedade e da nação.

Os cristãos egípcios solicitam nossas orações para que:

* Os que estão em luto experimentem o conforto, a presença e a paz de Jesus;
Os feridos e traumatizados recebam o toque, a  presença, a paz e a cura de Jesus;
*
 Os líderes cristãos e comunidades cristãs continuem respondendo com moderação e perdão, como fizeram no mês de agosto;
* A regra clara da lei, aplicada igualmente a todos os cidadãos, seja estabelecida em todo o Egito;
* A igreja seja reforçada para esses eventos, e a verdade sobre Jesus possa ser compartilhada amplamente;
As relações entre comunidades, e entre todas as pessoas de boa vontade cresça e fortifique cada vez mais, de forma que a rejeição do extremismo e da violência pela grande maioria dos egípcios sejam claramente vistos; e,
Extremistas sejam desafiados pelo Espírito e respondam com a convicção dos seus pecados.

______________
Fonte: Middle East Concern

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here