RECOMENDAÇÃO DA ANAJURE PARA A NOVA VAGA DE MINISTRO DO STF

Baixe aqui o arquivo em PDF

A Assessoria de Imprensa da Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE, no uso das suas atribuições, emite à sociedade brasileira a presente Nota relativa à nomeação a ser feita pelo Presidente da República de jurista que preencherá a vaga atualmente ocupada pelo Ministro Marco Aurélio, que se aposentará.

No último dia 13 de junho de 2021, a Folha de São Paulo divulgou matéria intitulada “À espera de Bolsonaro, Aras, Mendonça e Martins se mexem na reta final por nova vaga no Supremo”[1] em que foram trazidas informações equivocadas sobre a ANAJURE. No texto, o veículo de notícia afirmou, sem nos procurar, que a Associação teria manifestado apoio à indicação do Presidente do STJ, Dr. Humberto Martins, para ocupar a nova vaga no STF.

No entanto, gostaríamos de esclarecer que a ANAJURE não expressou apoio à indicação do Ministro Humberto Martins. A esse respeito, ressaltamos que os nomes ventilados para ocupar a vaga no STF, como o Dr. Humberto Martins e o Dr. Augusto Aras, possuem alta qualificação e competência técnica para exercer o ofício de ministro da Corte. Contudo, em vista da atual conjuntura, a recomendação da ANAJURE sobre a temática se inclina em outro sentido.

Desse modo, a ANAJURE reitera o seu apoio, já manifestado em outras ocasiões[2], à nomeação do Dr. André Luiz de Almeida Mendonça, atual Advogado-Geral da União. Inclusive, informamos que nossa posição foi comunicada ao Presidente da República no mês de maio através de ofício.

Brasília-DF, 14 de junho de 2021.

 Assessoria de Imprensa da Associação Nacional de Juristas Evangélicos

 

[1] https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/06/a-espera-de-bolsonaro-aras-mendonca-e-martins-se-mexem-na-reta-final-por-nova-vaga-no-supremo.shtml

[2] https://anajure.org.br/nota-publica-sobre-indicacao-da-anajure-para-vaga-no-supremo-tribunal-federal/